Você já percebeu que a sua produtividade é impactada por vários elementos ao seu redor? Em especial, o ambiente? Essa relação direta entre ambiente físico e produtividade já é estudada há anos pela Psicologia Ambiental, que traz importantes pontos para a reflexão. A Arquitetura se associa a essa temática como meio possível e tangível de aplicar na prática as mudanças necessárias para tornar um ambiente mais estimulante para a produtividade.
E, sim, existem diversas estratégias que podem ser utilizadas para promover um maior estímulo à produtividade nos ambientes onde ela é mais requisitada.
Psicologia Ambiental
Para entender melhor essa relação entre produtividade e ambiente físico, precisamos conhecer um pouco mais da Psicologia Ambiental. Trata-se de uma área de estudo que analisa a pessoa em seu contexto, tendo como tema central a conexão entre o ser humano e o meio ambiente físico e social.
Desta forma, o indivíduo não apenas influencia o espaço físico que ocupa, como também sofre as devidas influências do mesmo. Cores, iluminação, formas, temperaturas, sons. Tudo isso exerce interferência na nossa forma de agir e até de pensar. Sendo assim, pensar nelas estrategicamente pode ser a chave para melhorar a nossa produção diária, seja no trabalho ou na vida pessoal.
Perceba-se nos ambientes
Você já deve ter reparado como se sente diferente nos mais diversos ambientes. E isso tem uma relação não apenas com as pessoas que estão inseridas neles, mas com o espaço físico em si.
A temperatura muito fria de uma sala pode relaxar demais o nosso sistema interno, promovendo uma tendência à sonolência, enquanto a cor vermelha hiper estimula o nosso cérebro a ficar alerta e atento.
A bagunça de um espaço, por exemplo, pode acabar tornando caótica a nossa capacidade de focar em determinada atividade que requer um pouco mais de atenção.
Notar como você se sente nos espaços e ver o que de fato estimula essas sensações, é uma tarefa de autoconhecimento importante que pode transformar a sua produtividade.
Dicas de como melhorar a sua produtividade através do ambiente
Organização do espaço de trabalho:
Mantenha seu espaço de trabalho limpo e organizado. Quanto mais fácil for a busca por itens importantes, maior será a sua produtividade. Além disso, a desordem visual promove ansiedade e tensão, dois sentimentos que vão no sentido contrário da produtividade.
Iluminação adequada:
Você precisa estar alerta para que sua produtividade atinja bons picos. Para isso, a luz natural é ideal, pois ajuda também a melhorar seu humor. Se a luz natural for limitada, procure iluminação artificial que seja confortável para os olhos e que não cause cansaço visual.
Ergonomia:
O desconforto nos tira do eixo! Garanta que sua mesa de trabalho tenha ergonomia o suficiente para promover o conforto e prevenir dores, como coluna e braço.
Separe espaços para diferentes atividades:
Sabemos que nem sempre isso é possível, ainda mais se você trabalhar em home office. Mas dentro das possibilidades, crie áreas específicas para diferentes tipos de tarefas. Por exemplo, um espaço para tarefas que requerem uma maior concentração e uma área destinada a interações e reuniões com colegas. Isso ajudará a direcionar sua energia para a tarefa adequada e melhorar sua produtividade.
Aproveite a natureza:
Se possível, coloque plantas no seu ambiente de trabalho ou tenha uma vista para áreas verdes. Estudos mostram que a presença de plantas e a conexão com a natureza podem melhorar o bem-estar e aumentar a produtividade.
Acerte na decoração:
Nosso cérebro sofre constantes estímulos visuais. Então um ambiente agradável aos nossos olhos certamente criará uma atmosfera mais favorável à nossa produtividade. Capriche em quadros, plantas, apetrechos e, especialmente, nas cores do local, pois elas podem ser determinantes para o seu nível de produção.
Faça ajustes personalizados:
Você não é igual ao seu colega, então certamente terá necessidades diferentes das dele. Observe como você se sente e faça ajustes personalizados. Alguns podem preferir um ambiente silencioso, enquanto outros podem se beneficiar de uma música de fundo suave. Conheça a si mesmo!