O que é Design Biofílico?

O design biofílico é uma nova maneira da arquitetura conectar elementos da natureza em ambientes físicos construídos, com o objetivo de promover maior bem estar e melhorar a nossa saúde.

É uma abordagem que procura aproveitar a conexão instintiva que nós temos com a natureza para criar espaços mais saudáveis, produtivos e agradáveis para as pessoas.

Isso porque a ciência tem mostrado, a partir de diversos estudos, como é caso do publicado no Journal of Affective Disorders sobre saúde mental, que a conexão do ser humano com a natureza é extremamente benéfica à sua saúde, reduzindo o estresse, melhorando a saúde mental, reforçando a concentração, aumentando a criatividade, reduzindo o cansaço, etc.

E o design biofílico pode e deve ser aplicado em diferentes tipos de ambientes, sejam eles de uso coletivo, como escritórios (grandes benefícios de uso nestes espaços), ou de uso individual, como quartos e banheiros.

O que é a “Biofilia”?

O termo “Biofilia” deriva do grego biophilia, que significa “amor à vida”.  Ele foi descrito pela primeira  vez pelo biólogo Edward O. Wilson, em 1984, no artigo “Biophilia and the Conservation Ethic”, e, desde então, tem sido objeto de estudos em diversas áreas, incluindo a psicologia e a arquitetura.

A hipótese de Wilson é que a biofilia é um resultado da nossa evolução como espécie, na qual os seres humanos desenvolvem uma conexão profunda com a natureza. Seria uma força poderosa que pode afetar positivamente a saúde física e mental das pessoas, reduzindo o estresse, melhorando o humor e aumentando a criatividade.

Por isso, a incorporação de elementos da natureza em ambientes construídos, como plantas, água e luz natural, pode trazer benefícios significativos para as pessoas que utilizam esses espaços.

Onde entra o Design Biofílico?

A partir do conhecimento de que a biofilia é uma abordagem que nos mostra os benefícios do contato diário com a natureza, ainda que de forma indireta, a arquitetura e o design entram como aliados neste processo de incorporação na nossa rotina, visando sempre a melhora da nossa saúde.

A ideia é criar espaços mais saudáveis que incentivem as pessoas a se conectarem com a natureza, proporcionando uma sensação de conforto e bem-estar. E isso pode ser feito de diversas maneiras, inclusive com aplicações simples.

Dicas para aplicar o Design Biofílico
  • Procure incorporar elementos da natureza em todos os ambientes e de diferentes formas: incluir plantas, água, rochas, madeira e outros materiais orgânicos no ambiente construído. Pode-se usar paredes verdes, jardins internos, aquários, fontes de água e outros elementos naturais para criar uma conexão visual e sensorial com a natureza.
  • Abuse da luz natural: criar espaços que permitam a entrada de luz natural e o acesso à vista para o exterior. Isso pode incluir o uso de janelas amplas, claraboias, varandas e terraços.
  • Escolha cores e materiais naturais: elementos que evocam a natureza, como tons de verde, azul, marrom e terracota, bem como materiais como pedra, madeira e bambu.
  • Introduza padrões e texturas orgânicas: aqueles que imitam a natureza, como formas, curvas e linhas sinuosas. Também é possível incorporar texturas naturais, como as de folhas, da casca de árvores e de pedras.
  • Acesso ao ar fresco: criar espaços que permitam a ventilação natural, como janelas que se abrem, ventiladores e outras soluções de ventilação que permitam a entrada de ar fresco.
Compartilhe:

Posts relacionados